ESTI | Escola Superior da TI

ESCOLA SUPERIOR DA
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

INSTITUTO INFNET

Vida na escola

Os 5 profissionais de tecnologia em alta para 2023

Pensando em investir em uma carreira na área de tecnologia?

Conheça os cinco profissionais mais requisitados, a partir da observação do comportamento de organizações que procuram profissionais na área.

1- Desenvolvedor Web Full Stack

Uma pesquisa da Forbes e da empresa de consultoria de recursos humanos Robert Half revelou que o desenvolvedor de Web está entre as dez profissões mais promissoras, com um crescimento de 5,2% ao ano.

A demanda por páginas otimizadas só cresce e o Desenvolvedor Web se beneficia por poder acompanhar, desde a concepção até a entrega final, o desenvolvimentos de aplicativos e páginas na web.

2- Web Designer

De acordo com a Secretaria de Estatísticas Trabalhistas dos Estados Unidos (BLS), o emprego de desenvolvedores web e designers digitais deve crescer 23% entre 2021 e 2031. Além disso, cerca de 21.800 novas vagas de emprego nos EUA são projetadas por ano durante essa década.

Os profissionais que buscam se especializar nessa área podem procurar desenvolver suas habilidades em design de interface (UI) e experiência do usuário (UX).

3- Analista de segurança cibernética

Segundo pesquisas realizadas com empresas do mercado existe uma crescente necessidade de profissionais de segurança cibernética, mas 43% dos entrevistados têm dificuldade de encontrar profissionais da área. O crescimento deve continuar nos próximos anos, abrindo mais oportunidades para os profissionais da área.

Esse crescimento pode ser justificado pela necessidade das organizações de se protegerem contra as crescentes ameaças cibernéticas. Um analista de segurança cibernética protege as informações confidenciais de uma empresa instalando softwares de segurança, avaliando riscos, criando planos de contingência e escrevendo relatórios de incidentes.

woman Hand holding virtual Global Internet connection metaverse. Business global internet connection application technology and digital marketing, Financial and banking, Digital link tech, big data.

4- Analista ou cientista de dados

De acordo com uma projeção da Secretaria de Estatísticas Trabalhistas dos Estados Unidos (BLS) o emprego de cientistas de dados terá um crescimento de 36% de 2021 até 2031. Analistas ou cientistas de dados coletam e interpretam conjuntos de dados e são profissionais de extrema importância para as organizações conseguirem prever quais medidas são importantes para melhorar seu desempenho.

5- Especialista técnico em SEO

O trabalho de especialistas técnicos em SEO é otimizar o back-end de um site para alcançar melhores posicionamentos nos mecanismos de busca, como o Google, buscando aumentar o tráfego. Trata-se de um trabalho de grande importância para as organizações, que precisam se manter em posições estratégicas para atrair os consumidores certos.

Diferente de outras técnicas de SEO que são realizadas no texto da página, o especialista técnico em SEO precisa demonstrar habilidades como codificação e análise de dados.