ESTI | Escola Superior da TI

ESCOLA SUPERIOR DA
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

INSTITUTO INFNET

Vida na escola

Podcasts na Área de T.I.

A internet tem revolucionado a forma do profissional de TI estudar, desenvolver novas competências e manter-se atualizado.

Blogs, vídeos, cursos online são ótimos recursos, entretanto, muitas vezes as pessoas não têm tempo disponível e precisam aprender enquanto estão em movimento, muitas vezes no transporte público. É nesse cenário que entram em ação os podcasts.

Podcast é um conteúdo em áudio, baixado ou em streaming, que pode ser acessado quando o usuário desejar. Pode ser ouvido no celular e normalmente é grátis, o que ajudou na sua popularização. Muitas vezes, podcasts abordam assuntos especializados e constroem uma audiência fiel.

Estudantes, profissionais e interessados em aprender mais sobre TI encontram opções como Braincast, Cabeça de Lab, Change Cast, Devnaestrada, Pizza de Dados, Mulheres de Produto e Área de Transferência.

Podcasts na área

O Braincast é um podcast que trata de tecnologia, criatividade, cultura digital e negócios. Com episódios semanais que duram uma hora, os apresentadores convidam especialistas para debates.

Já o Cabeça de Lab é o podcast feito pelos colaboradores que trabalham no laboratório de inovação e tecnologia da Magazine Luíza. O programa recebe convidados em episódios semanais que falam sobre inovação, carreira e tecnologia.

O Change Cast é o podcast da IBM com episódios de 20 minutos que mostram como a transformação digital está impactando o mundo e mudando o comportamento da sociedade. E o Devnaestrada fala sobre tecnologia abordando também temas como carreira, saúde mental e física e criatividade com convidados.

Outro podcast interessante é o Pizza de dados que fala sobre ciência de dados, machine learning, estatística, Big Data e mais. Já o Mulheres de Produto é formado somente por mulheres especialistas na área da programação, e os episódios focam em temas do mercado tech e produtos digitais.

Por fim, na nossa lista de dicas, ainda temos o Área de Transferência, que é um podcast semanal com notícias e acontecimentos recentes do mercado.