Engenharia de Software ou Análise e Desenvolvimento de Sistemas: qual curso escolher

Mesmo comparando as grades curriculares dos cursos, pode persistir a dúvida: qual é a diferença entre o curso de Engenharia de Software e o de Análise e Desenvolvimento de Sistemas?

Se você quiser saber mais sobre o que faz um profissional de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e o que se faz em Engenharia de Software, está no lugar certo.

Então bora clarear um pouco essas ideias!

ENGENHARIA DE SOFTWARE OU ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS? EM QUAL ESTUDAR?

As principais diferenças entre as graduações estão no tempo de duração e no tipo de software que o aluno torna-se apto a desenvolver.

Tanto em Análise e Desenvolvimento de Sistemas quanto em Engenharia de Software, o aluno aprende a programar, mas em diferentes níveis de complexidade.

Após dominar as linguagens de programação, o aluno de Análise e Desenvolvimento de Sistemas estuda “Modelagem e Otimização de Sistemas”. São abordados tópicos de estrutura de dados e algoritmos e também como desenvolver software com mais qualidade.

O curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas dura três anos. Ou seja, dura 12 trimestres letivos. Ao final, o aluno que se forma em Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas domina uma série de linguagens de programação, mas sem o foco em desenvolvimento de sistemas críticos e escaláveis, como o Engenheiro de Software.

O QUE É ENGENHARIA DE SOFTWARE?

O estudante que decide pela Engenharia de Software vai estudar por mais um ano e meio depois do período inicial que cobre as principais linguagens de programação. O aluno de Engenharia de Software vai aprender conteúdos mais aprofundados e detalhados sobre arquitetura de software, gestão de equipes necessárias para a criação de um sistema e inteligência artificial.

Em relação ao tempo de duração, o curso de Engenharia de Software leva quatro anos, com 16 trimestres letivos. E, estudando mais um ano, o aluno pode também aproveitar as disciplinas feitas e obter um diploma de Engenheiro de Computação.

Para os dois cursos, que são de graduação, há a possibilidade de continuar os estudos em Pós-Graduação, MBA, Mestrado e Doutorado, além de poder participar em concursos públicos.

E vale lembrar que o diploma à distância tem o mesmo valor que o presencial!

QUANTO GANHA UM ENGENHEIRO DE SOFTWARE?

De acordo com o Guia Robert Half de 2020, a remuneração prevista para o Engenheiro de Software varia entre R$10.050 e R$20.450, de acordo com o nível de experiência.

QUANTO GANHA UM ANALISTA E DESENVOLVEDOR DE SISTEMAS?

O Guia Robert Half de 2020 tem três níveis para o Analista de Sistemas:

• Sênior, com salários de R$7.750 a R$15.750;
  • Pleno, com salários de R$4.650 a R$9.450;
  • Júnior, com salários de R$3.100 a R$6.300.

Os mesmos valores e níveis são previstos para o cargo de Desenvolvedor Front-End, Desenvolvedor Back-End e Desenvolvedor Mobile.

A nossa pesquisa com ex-alunos formados em Análise e Desenvolvimento de Sistemas mostra que, em média, a remuneração varia entre R$4.180 a R$6.270 (quatro a seis salários mínimos).

Confira o gráfico abaixo.

Remuneração dos alunos formados em análise e desenvolvimento de sistemas.

ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS, O QUE ESTUDA?

A grade curricular de Análise e Desenvolvimento de Sistemas no Infnet é composta pelos blocos:

• Fundamentos da computação;
  • Desenvolvimento front-end;
  • Desenvolvimento Java;
  • Desenvolvimento NET;
  • Arquitetura de computadores, redes e sistemas operacionais;
  • Desenvolvimento Android;
  • Modelagem e Otimização de Sistemas.

QUAL É A GRADE CURRICULAR DE ENGENHARIA DE SOFTWARE?

A grade curricular de Engenharia de Software é composta pelos blocos:

• Fundamentos da computação;
  • Desenvolvimento front-end;
  • Desenvolvimento Java;
  • Desenvolvimento NET;
  • Arquitetura de computadores, redes e sistemas operacionais;
  • Desenvolvimento Android;
  • Engenharia disciplinada de Softwares;
  • Computação e inteligência artificial;
  • Engenharia de Softwares Escaláveis

E aí? Conseguiu escolher? O primeiro passo já está dado, agora é partir para a ação.

Para saber mais sobre o nosso curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas na modalidade presencial, clique neste link. No caso de Engenharia de Software, acesse este endereço.

Quem estiver fora do Rio de Janeiro também pode estudar no Infnet! Todas as informações sobre o curso à distância de Análise e Desenvolvimento de Sistemas estão disponíveis aqui. E para Engenharia de Software, o link é este

Siga as nossas redes sociais (Facebook, Instagram e LinkedIn) para atualizações constantes e não hesite em nos mandar uma mensagem caso queira esclarecer mais dúvidas.

alunos ganham hackathon
Faculdade de Análise e Desenvolvimento de Sistemas
rafaelasilva

Maratonas criativas geram ideias incríveis