Vestibular 2022

GRADUAÇÃO EM

DESIGN DE GAMES

O bacharelado em Design de Games é um curso completo para quem pretende se formar e trabalhar em uma das áreas mais promissoras no mundo do entretenimento, que é a de games. Ao se tornar um designer de games, você poderá atuar em todas as fases do projeto de jogos, desde a sua concepção e criação até o seu desenvolvimento e implementação em plataformas digitais, como videogames, computadores e celulares.

INFORMAÇÕES

E VALORES

Esta página é para modalidade presencial, conheça nossa modalidade Live (EAD). 

PROCESSO SELETIVO

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Diploma

Transferência ou Portador de Diploma

Para quem já está na faculdade ou já se formou em outro curso. A seleção envolve entrevista, análise documental e curricular.

Graduação Presencial

Esta Graduação é Oferecida na Modalidade Presencial

Esse é formato clássico das graduações! Você tem aulas presenciais com um corpo docente reconhecido com nota máxima pelo MEC. Suas aulas são na lindíssima sede da Escola de Comunicação e Design Digital, com acesso a laboratórios de ponta, uma super biblioteca focada em comunicação, estúdio de gravação e salas de estudo dedicadas aos alunos. Além disso, há um computador por alunos em todas as aulas para você não ficar só na teoria. A ECDD está instalada em um charmoso prédio de 1890, completamente restaurado, a poucos metros da esquina da Rua do Rosário com a Av. Rio Branco, e a 4 minutos a pé do metrô da Uruguaiana. A graduação de Design de Games é realizada em parceria com a Escola de Tecnologia da Informação, desta forma, o aluno também terá aulas no campus da São José. A ESTI está praticamente em frente à estação de metrô da Carioca e a três quadras da estação de barcas da Praça XV, no Centro do Rio de Janeiro.

Duração

Quatro anos, divididos em 17 trimestres letivos.

Carga Horária

2.845 (2.338 em disciplinas obrigatórias + 400 horas estágio supervisionado + 80 horas de atividades complementares + 27 horas optativas de Libras).

Início e horário

Outubro de 2022, diariamente, no turno da tarde.

FUNDAMENTOS DO CURSO

matriz curricular

Faça o download do livreto e conheça
todas as nossas graduações.

Download
  • Composição de Jogos com Unreal Engine
  • Composição de Jogos com Unity
  • Desenvolvimento de Jogos com Unreal Engine
  • Desenvolvimento de Jogos com Unity
  • Projeto: Criação de protótipos de jogos baseados nas game engines Unity e Unreal.

 

          Veja o conteúdo detalhado

  • Fundamentos do Design Digital
  • Fundamentos da Ilustração Digital
  • User Experience e Design de Interfaces
  • Criação de Assets para jogos
  • Projeto: Criação de conjuntos de assets e projetos de interfaces para um jogo digital.

 

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  • Fundamentos do Game Design de Serious Games
  • Início e Planejamento de Projetos de Jogos
  • Composição de Serious Games
  • Execução, Monitoramento, Controle e Encerramento de Projetos de Jogos
  • Projeto de Bloco em Gamificação e Jogos Sérios

 

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  • Fundamentos do Game Design de Jogos Casuais
  • Processos Criativos para o Design de Jogos
  • Composição para jogos digitais
  • Empreendedorismo e Monetização em Jogos Digitais
  • Projeto de Bloco: Jogos Casuais para Mobile

 

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  • Fundamentos do Game Design de Jogos MMORPG
  • Desenvolvimento de Mundos e Mitologias: Arte e Redação
  • Composição de Jogos MMORPG
  • Desenvolvimento de Personagens
  • Projeto de Bloco: Jogos MMORPG

 

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  • Fundamentos do Design de Adventure Game Design
  • Narrativa Interativa de Adventure Games
  • Composição de Adventure Games
  • Desenvolvimento de Narrativas Interativas
  • Projeto de Bloco: Adventure Games e Narrativas Interativas

 

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  • Fundamentos do Game Design de Advergames
  • Fundamentos de Marketing e Comunicação Publicitária
  • Design de Advergames
  • Construção de Narrativas Publicitárias para Jogos
  • Projeto de Bloco: Advergames

 

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  • Fotografia e Cenografia para Jogos 3D FPS
  • Fundamentos do Design de Jogos 3D FPS
  • Montagem de Jogos 3D FPS
  • Desenvolvimento de Jogos 3D FPS
  • Projeto de Design de Jogos 3D FPS

 

            Veja o conteúdo detalhado

Metodologia de ensino

Desenvolvemos uma metodologia de ensino baseada na utilização de projetos e competências. A combinação do Project Based Learning com o Competency Based Learning fornece um diferencial à nossa faculdade, permitindo cursos mais engajantes, pois você aprende construindo projetos e desenvolvendo as competências que realmente precisa no mercado de trabalho. 

É uma forma de aprender inovadora e moderna, alinhada com o que é feito em várias escolas de tecnologia internacionais.

Ficha técnica

NOME DO CURSO

Bacharelado em Design de Games.

FOCO

Formar designers de games preparados para atuação no mercado de trabalho, fomentando o crescimento da indústria de games local e nacional.

DIRETRIZ DA INSTITUIÇÃO

Formar profissionais com uma visão ampla de todo o processo do design de jogos, podendo atuar em todas as etapas de um projeto de jogo, desde a sua concepção até a distribuição, passando por todo o processo de criação, desenvolvimento e implantação.

O curso mescla o desenvolvimento de competências multidisciplinares aplicadas em projetos de jogos. O aluno desenvolve competências em áreas como liderança e organização de projetos; arte, design e produção audiovisual para jogos; programação e implementação de jogos digitais; criação e concepção de mecânicas de jogos. Os alunos formados tornam-se profissionais capazes de planejar, roteirizar e produzir jogos de qualidade para diversas plataformas.

TIPO DO DIPLOMA

Graduação. Habilita para o exercício profissional como designer de games e permite continuação dos estudos em Pós-Graduação, MBA, Mestrado e Doutorado, e a participação em concursos públicos.

CARGA HORÁRIA

2.845 horas, incluindo aulas, estágio, atividades complementares e optativas.

DURAÇÃO

Estimada em 4 anos e um trimestre.

MEC

Presencial: Autorizado pelo MEC no Diário Oficial
pela portaria Nº 1.801 de 09 de dezembro de 2021.

SALAS DE AULA

100% ministrado em laboratório, com uma
workstation por aluno, no formato presencial. A infraestrutura para o curso foi avaliada com nota máxima pelo Ministério da Educação.

CORPO DOCENTE

Formado por profissionais atuantes e reconhecidos pelo mercado, na sua grande maioria com mestrado e doutorado. O corpo docente para o curso foi avaliado com nota máxima pelo Ministério da Educação.

DESTAQUES

O curso utiliza a metodologia baseada em projetos e competências do Instituto Infnet, o que garante o aprendizado ativo, o desenvolvimento de competências efetivamente demandadas pelo mercado, além da formação de um portfólio, por parte do aluno, ainda durante o seu curso.

Os projetos envolvem a criação de jogos de diferentes gêneros, tais como jogos sérios, jogos para publicidade e propaganda, adventure games, Role Playing Games – RPG, jogos de ação, jogos para celulares casuais, jogos de tiro e outros.

PRINCIPAIS CARGOS

Designer de games, designer de jogos, game designer, projetista de jogos, produtor de jogos, designer de mecânica de jogo, level designer, designer de ambientação, gerente de projetos de jogos, escritor e redator de narrativa para jogos.

CURRÍCULO

O curso é inovador, baseado nas Diretrizes Curriculares Nacionais para as graduações na área de design, publicada pelo Conselho Nacional de Educação, e no Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia. Sua estrutura curricular é baseada em projetos e competências, o que promove o aprendizado ativo, o desenvolvimento de um portfólio e a permanente reflexão sobre a prática profissional.

MODALIDADE

Presencial: regime intensivo, trimestral, com execução de projetos semestrais. A modalidade presencial também inclui a realização de atividades a distância.

PARCERIA

Esta graduação é uma parceria da Escola de
Comunicação e Design Digital com a Escola
Superior da Tecnologia da Informação.

INFRAESTRUTURA

Para um bom desempenho nos softwares utilizados no curso, é necessário que você possua um computador com CPU Intel i5 ou superior, com pelo menos 8 gigabytes de memória e 500 gigabytes livres de espaço em disco. Uma placa de video 3D recente é recomendada.

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