Sobre o Instituto

Instituto Infnet: ensino de excelência conectado ao mercado

O Instituto Infnet é uma instituição de ensino de alto nível e orientada ao mercado de trabalho.

É composta pela Faculdade Infnet, que oferta cursos nas áreas de tecnologia e engenharias tech, e pela Escola de Comunicação e Design Digital (ECDD), que forma profissionais proficientes no digital para a Indústria Criativa. Oferecemos graduações, pós-graduações e cursos intensivos nas modalidades presencial e a distância.

Reconhecido como pioneiro no ensino das tecnologias da Internet, o Infnet atua há cerca de 30 anos na formação de profissionais qualificados, com mais de 30 mil alunos formados em todo o Brasil.

Nossa história

Fundação do Instituto

O digital vem de berço

Fundado em 1994, mesmo ano em que a Internet deixou de ser uma rede apenas acadêmica para também oferecer acesso a pessoas físicas e empresas no Brasil, o Instituto Infnet nasceu junto das crescentes demandas profissionais da revolução digital que dava seus primeiros passos no país. Na época, a Internet estava se transformando em uma força central no cenário comercial no mundo, seguindo o primeiro estouro da World Wide Web (WWW) no final de 1993. O Infnet surgiu justamente nesse contexto, estabelecendo-se como pioneiro no ensino das tecnologias da Internet para as empresas brasileiras.

Assim, lançamos nossas primeiras ofertas presenciais, no modelo de cursos intensivos e certificações, ajudando profissionais de diferentes áreas a lidar com os novos desafios digitais do mercado. Preparávamos nossos alunos para as novas profissões, formando programadores, desenvolvedores web e técnicos de redes, bem como os primeiros web designers do Brasil. O foco eram as tecnologias e linguagens de programação que iam surgindo, como:

Consolidação

A maior escola de tecnologia e design digital do RJ

O Infnet foi um importante aliado para o desenvolvimento do mercado de TI no Brasil, amplificando o conhecimento destas novas tecnologias no país em seu período embrionário. Um bom exemplo disso é o programa de treinamento nacional lançado pela instituição para mais de 1.000 funcionários da Embratel nas 13 filiais pelo Brasil, em 1997, que ajudou a formar a base profissional da principal empresa envolvida na disseminação comercial da Internet no país. Também fomos os responsáveis pelo primeiro curso de Java do Brasil, lecionado para um grupo das principais empresas de software do Rio em 1996 (Riosoft/Softex).

Além de grandes empresas, também recebíamos muitos estudantes universitários interessados em nossos cursos, em busca de um ensino mais próximo das demandas práticas e competências exigidas pelo mercado, ausente em suas graduações. Foi durante este período que a instituição se tornou a maior escola de tecnologia e design digital do Rio de Janeiro, e também o maior centro de exames e certificações de TI do estado, e terceiro maior do Brasil.

Em 1997, o Infnet foi credenciado como o primeiro parceiro oficial brasileiro da Netscape, a empresa responsável pelo pioneiro grande navegador de Internet do mundo. Nos anos seguintes, a instituição também foi credenciada por outras gigantes da tecnologia, como Microsoft, Adobe, Autodesk, Oracle e Cisco, como escola oficial de certificações.

Entrada no ensino superior

O nascimento das graduações e pós-graduações orientadas ao mercado

No início dos anos 2000, o Instituto credenciou, junto ao Ministério da Educação (MEC), a Faculdade Infnet, lançando suas primeiras graduações e pós-graduações presenciais. Nesta época, os profissionais ficavam em dúvida entre fazer uma certificação ou uma graduação em tecnologia, já que as graduações na maioria das universidades não possuíam disciplinas alinhadas com as competências necessárias para a empregabilidade, algo que as certificações resolviam. 

Consciente das demandas do mercado, a instituição aproveitou sua experiência em cursos intensivos e certificações para desenvolver graduações únicas, orientadas ao mercado e preparatórias para certificações profissionais.

Algumas das primeiras graduações foram:

O curso de Gestão da TI, especialmente, marcou o início de nosso relacionamento próximo com o MEC. No ano de seu lançamento, o governo iniciou a padronização das graduações tecnológicas, convidando o Infnet para participar da criação do referencial da graduação de Gestão da TI, uma área que não era de expertise das universidades públicas.

Do RJ ao Brasil

Pioneirismo e inovação no ensino a distância

A partir do ano 2000, o Infnet expandiu seus horizontes para o ensino a distância, lançando o TI Master, que foi a primeira plataforma de cursos online de tecnologia do Brasil

Em 2014, lançamos as graduações e pós-graduações Live, com todas as aulas ao vivo, projetadas em resposta às necessidades crescentes do mercado por cursos mais flexíveis. Nossa modalidade Live garantiu esta flexibilidade sem comprometer a qualidade do ensino, com aulas ao vivo e interativas, em que os alunos podem tirar dúvidas e trocar experiências com a turma em tempo real, fortalecendo seu networking sem precisar sair de casa. Além disso, os alunos aprendem e interagem com os mesmos professores dos cursos presenciais, o que garante que a qualidade do ensino seja equiparada em ambas as modalidades.

O comprometimento do Instituto com a qualidade dos cursos a distância foi comprovado pelo MEC, que avaliou nosso Live com nota máxima (5).

A partir da oferta de cursos Live, a instituição passou a ser reconhecida em todo o Brasil, expandindo-se para além do Rio de Janeiro, onde atuamos presencialmente.

Escola de Comunicação e Design Digital

ECDD, a faculdade para os criativos

O final dos anos 90 e a primeira década dos anos 2000 foram de grande expansão do web design e do design digital. Nessa época nasceram a famosa revista Webdesign e seus congressos anuais (EDTED) nas principais capitais do país, que tiveram um papel de destaque no desenvolvimento do ecossistema de agências digitais brasileiras.

Desde a primeira formação em web design em 1997, os cursos do Infnet nessa área cresceram de forma significativa impulsionados pelo aumento considerável da importância da tecnologia para este segmento, naturalmente expandindo-se para outros campos da nascente indústria criativa.

Um bom exemplo é o caso da animação. O setor, que começou com desenhos feitos à mão, experimentou um crescimento exponencial nas últimas décadas devido aos avanços da animação digital e da computação gráfica. Ferramentas como softwares de animação 3D, motion capture e renderização em tempo real tornaram-se parte integrante do processo criativo, possibilitando aos estúdios criar animações cada vez mais complexas e realistas. Neste contexto, iniciamos a graduação em Design de Animação e a pós-graduação em Animação e Modelagem 3D, de modo a preparar os alunos para serem profissionais criativos e altamente proficientes nas tecnologias exigidas pelo mercado.

Em 2015, foi fundada oficialmente a Escola de Comunicação e Design Digital (ECDD), com um prédio exclusivo, separando os cursos voltados para a Indústria Criativa daqueles focados em tecnologia. Assim, a Faculdade Infnet concentrou sua expertise nos cursos mais ligados às engenharias tech e tecnologia, e a ECDD, em cursos como design, animação, cinema/audiovisual, games e publicidade.

Tecnologia e engenharias tech

Faculdade Infnet, referência em engenharias tech

Ao longo dos anos, a Faculdade Infnet solidificou sua posição como referência em engenharias tech. As engenharias tech são áreas da engenharia que estão intimamente relacionadas à tecnologia e desempenham um papel cada vez mais fundamental na nossa sociedade. Elas envolvem a aplicação de conhecimentos de engenharia para resolver problemas tecnológicos e desenvolver inovações em diversas áreas. O Infnet possui diversos cursos de graduação e pós-graduação em engenharias tech, como Engenharia de Software, Engenharia da Computação, Engenharia de Dados e Inteligência Artificial, Engenharia de Redes e Segurança e Engenharia de Banco de Dados.

A faculdade é referência na área, tendo tido também um papel importante na criação do curso de Engenharia de Software, trabalhando junto ao MEC. Dos anos de 2010 a 2016, o Infnet contribuiu intensamente para a regulamentação desta graduação, reconhecendo sua importância para o mercado de software brasileiro. Por conta disso, fomos convidados para compor o comitê elaborador do bacharelado em Engenharia de Software, criando o documento que norteia a grade curricular através dos Referenciais de Formação para os Cursos de Graduação em Computação da SBC (Sociedade Brasileira de Computação).

Por seu pioneirismo na Internet, o Infnet se consolidou, também, como referência em educação na área de tecnologia. A instituição cresceu junto com a Internet no Brasil, acompanhando toda a sua evolução e sendo um importante pivô para sua difusão. Esta trajetória marca um diferencial que nenhuma outra instituição de ensino de TI do mercado brasileiro possui: décadas de experiência acumuladas em educação na área específica de tecnologia, refletidas na formação de gerações de profissionais de destaque que colocamos no mercado desde 1994.

Ensino criativo e tecnológico

Onde os games são levados a sério

Desde a sua entrada no ensino superior, o Instituto oferece cursos para a indústria de jogos, como as graduações em Design de Games e Jogos Digitais. O destaque da instituição nesta área se dá por sua expertise combinada nas áreas criativa e de TI, já que o desenvolvimento de jogos exige um amplo conhecimento de ambos os segmentos.

As graduações de Design de Games e Jogos Digitais da ECDD são voltadas para o desenvolvimento do front-end e do enredo de games (“game design”), respectivamente. Elas ensinam as competências associadas à indústria criativa, como fundamentos do design e storytelling, mas com uma forte tendência para o digital, com matérias focadas em narrativas interativas e desenvolvimento de jogos com as game engines Unity e Unreal.

Já a área de Engenharia de Games, abordada pela Faculdade Infnet, é voltada para o back-end dos jogos digitais, ensinando as principais ferramentas e linguagens de programação necessárias para trazer um game à vida de forma otimizada e em grande escala.

Inovação e excelência

Marketing digital e publicidade para quem deseja fugir do tradicional

Mais uma vez demonstrando seu espírito de inovação e pioneirismo, o Infnet criou um dos primeiros cursos de Marketing Digital do Brasil. A formação foi lançada em 2002, logo após o surgimento do Google Ads, que marcou o nascimento da publicidade digital. Foi um curso de muito sucesso, tendo em vista a eficiência do Google Ads para conversões de clientes e o alto nível de dificuldade de seu aprendizado.

Pouco depois, o Infnet lançou a graduação em Marketing Digital, que conquistou nota 5 no Enade e no reconhecimento do curso no MEC. O grande diferencial do Instituto na área de marketing é o foco no digital, que garante que alunos de qualquer área excedam no exercício de seu trabalho em ambientes digitais.

Nossas pós-graduações também refletem isso:

ECDD – MBA em Marketing de Conteúdo, SEO e Inbound Marketing
Voltado para a formação de alunos de comunicação, possui forte proficiência no digital sem abrir mão do teor criativo da área. Estes profissionais são preparados para se destacar em campos como mídias sociais, marketing de influência, branding, marketing de conteúdo e etc.

Faculdade Infnet – MBA em Tráfego Pago e Mídia Performance
Voltado para os profissionais de marketing e publicidade mais ligados à tecnologia, software e métricas quantitativas, aproveitando-se da grande expertise da faculdade no ensino de tecnologia. O foco são campos como marketing de performance, Google Ads, SEO, marketing automation, chatbots, growth marketing e etc.

O Instituto em números

+ 0 mil
alunos formados em todo o Brasil
Quase 0
anos de história
+ 0 cursos
presenciais e Live
Equipe de + 0
colaboradores e docentes
0 prédios
no centro do Rio de Janeiro