Profa. Thais inova em avaliações orais

O que a Profa. Thais Viana está fazendo? É o que ela chama de “Dez minutos de frente com a Thais”, uma inovação em avaliações orais.

No Infnet, usualmente os alunos são avaliados na entrega de trabalhos parecidos com os que encontrarão no mercado de trabalho, e não através de provas. Mas trabalhos exigem uma preocupação: é preciso confirmar o aprendizado e autoria do aluno.

Os trabalhos, hoje, são entregues sempre presencialmente, para que os professores possam embutir etapas de arguição ou verificações adicionais em sala. A prof. Thais recebe cada trabalho com uma breve entrevista. Os alunos aguardam sua vez ao lado de fora. Cada um entra e, em dez minutos, explica seus códigos, as partes que considerou mais difíceis, se buscou ajuda em algum tópico, quais dúvidas teve e como solucionou. No processo, responde também a perguntas da professora. Essa conversa é útil como insumo para melhorar as aulas, também confirma a autoria dos trabalhos. Além diso, também leva os alunos a se exporem, desenvolvendo habilidades de comunicação.

Parabéns, professora, pelo comprometimento e empenho. E por construir ativamente nosso modelo CBL+PBL de ensino. Essa é uma prática que muitos professores podem adotar.