ESTI | Escola Superior da TI

ESCOLA SUPERIOR DA
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

INSTITUTO INFNET

Vida na escola

Consequências do crescimento do mercado de softwares de IA

A Inteligência Artificial já é uma presença real, com influência na indústria, pesquisa e vida cotidiana. 

De acordo com o relatório “Artificial Intelligence – In-depth Market Insights & Data Analysis” publicado pelo Statista, a receita proveniente do mercado de softwares de IA está projetada para aumentar em 35% anualmente até 2025, alcançando a marca de US$ 126 bilhões. 

Esse crescimento se deve não só aos avanços tecnológicos, mas também ao aumento da quantidade de dados disponíveis, 40% a cada ano, o que possibilita aprofundar ainda mais o aprendizado de máquina.

Entre os países que investem em IA o estudo aponta que a China lidera tendo aplicado 622 bilhões de dólares em pesquisa e desenvolvimento dessa tecnologia em 2021, em segundo lugar, estão os Estados Unidos, com 599 bilhões, o Japão aparece em terceiro lugar, com 182 bilhões de dólares. O Brasil está na décima posição, com um investimento de 38 bilhões de dólares.

Um dos setores em destaque é o de desenvolvimento de assistentes automatizados usando aprendizado de máquina, como o ChatGPT, exemplificando a evolução da tecnologia de processamento de linguagem natural (NLP).

Além de assistentes automatizados, a IA é aplicada em setores como carros autônomos, análise de resultados de testes médicos, educação personalizada e finanças. A chegada do ChatGPT impulsiona o mercado de tecnologia, criando oportunidades para profissionais que dominam IA e ciência de dados.

A IA redefine trabalhos, automatizando tarefas rotineiras, porém não pode substituir atividades sociais, emocionais e cognitivas complexas. Ela cria empregos em setores emergentes, aprimorando a eficiência e permitindo que especialistas se concentrem em atividades criativas e de alto valor.