ESCOLA SUPERIOR DA

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

INSTITUTO INFNET

Vida na escola

Inspirações femininas na área de TI

inspirações femininas na área de TI

Ter inspirações femininas na área de TI pode fazer a diferença.

Foi assim que a Giovanna Anacleto, nossa aluna de Engenharia de Computação, despertou ainda cedo a curiosidade pela tecnologia. “No ensino médio eu descobri esse mundo e fui vendo que me encaixava perfeitamente”, diz.

Giovanna aponta: “O desenvolvimento do algoritmo para o Apollo 11 foi implementado por uma mulher, assim como para a primeira imagem de um buraco negro.”

E essas super profissionais citadas são Margaret Hamilton e Katie Bouman.

Margaret foi diretora da Divisão de Software no MIT na década de 60. Foi ela quem liderou a equipe desenvolvedora do programa de voo para o Apollo 11, a primeira missão tripulada à Lua. Além disso, Hamilton é conhecida pela foto ao topo.

Já Katie criou, em 2019, o algoritmo que permitiu a captura da primeira fotografia de um buraco negro registrada. Para conseguir esse feito, ela precisou de uma pilha de discos rígidos para armazenar os dados da imagem. Katie é a moça na parte de baixo foto.

Essas foram as inspirações femininas na área de TI para Giovanna seguir a carreira. Agora fala para a gente, quais são as suas?

Faculdade de Análise e Desenvolvimento de Sistemas
rafaelasilva

Empreendimentos que inspiram

Querer transformar boas ideias em negócios é comum, mas ter uma empresa pra chamar de sua não é moleza, não. O Manuel Vargas e nossos