Bate-papo com o professor Alcione Dolavale

Conversamos um pouco com o professor Alcione Dolavale sobre carreira, mercado de TI e docência. Ele nos contou que começou na informática muito jovem, quando as empresas ainda usavam máquina de escrever, e o seu curso de datilografia era um diferencial.

Ganhei do meu pai um computador usado, que era ligado naquelas televisões antigas de tubo, chamado TK90x da Microdigital, e o tenho até hoje. Foi nele que aprendi a programar em BASIC. Nessa mesma época, ao participar de uma feira de ciências no colégio, tirei 1º lugar por conta de um programa que fiz, que gerava o horóscopo personalizado das pessoas pela televisão. Foi aí que percebi que gostava de programar.

Aos 17 anos, depois de terminar o técnico em Processamento de Dados, ele começou a trabalhar como Programador Clipper – uma linguagem de programação já obsoleta. Continuou seus estudos na graduação em Tecnólogo em Processamento de Dados e na pós-graduação em Análise, Projeto e Gerenciamento de Sistemas. Mais tarde, viria a fazer 3 MBAs e um mestrado em Logística.

Durante essa jornada, ele conta que foi Oficial Temporário do Exército durante 9 anos. Quando deu baixa, pôde retornar ao mercado de TI ingressando na maior empresa de tecnologia do Brasil: a TOTVS.

Na posição de Gerente de TI, liderei o desenvolvimento do e-commerce e a integração do ERP (Entreprise Resource Plannig)  da TOTVS com importantes Marketplaces e serviços de Fulfillment, como Amazon, Magalu e Mercado Livre. Além disso, implementei um sistema TMS (Transportation Management System) para otimizar a distribuição de mercadorias e a roteirização de caminhões. Essas ações melhoraram a eficiência operacional do e-commerce, atendendo às vendas regionais da área comercial de forma inteligente e ágil.

Ainda dentro da empresa, ele conta que surgiu uma oportunidade que o fez olhar para a carreira da docência com novos olhos.

A melhor forma de aprender é ensinando, e quando trabalhei na área de Educação Corporativa da TOTVS, tive a oportunidade de capacitar os analistas internos e clientes externos. Na sequência, em 2009, recebi meu primeiro convite para ser Professor Universitário. A partir daí, fazer o Mestrado passou a ser meu objetivo.

trabalho no Infnet veio como um grande desafio, pois a instituição necessitava de alguém com mestrado que tivesse especialização em Logística e conhecimentos de SAP para atuar na construção do material do Bloco de Implantação de Processos de Operações e Logística com SAP S4Hana.

A ideia era fazer a construção do conteúdo do material para o bloco. Eu aceitei o desafio, e logo já me coloquei à disposição para ministrar aulas em outras disciplinas da área de tecnologia, um processo que tem sido muito enriquecedor e gratificante.

Hoje, além do trabalho no Infnet, o professor Dolavale é gerente geral de TI na Sondotécnica Engenharia, empresa líder em consultoria de engenharia no Brasil. A dica que ele deixa para quem está começando no mercado de TI é, além de desenvolver-se tecnicamente, investir em outras habilidades como comunicação interpessoal, manter-se atualizado, estabelecer uma grande rede de networking e, principalmente, buscar equilíbrio entre vida profissional e pessoal.

As áreas que ele destaca como promissoras são IA e aprendizado de máquina, cibersegurança e cloud computing.

“Atualmente, o uso de Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina estão sendo bem procurados, muito por conta de análise de dados, busca de visões preditivas e recomendações. A área de segurança cibernética, por conta do aumento das ameaças, demanda proteção contra ataques e violações. E Cloud Computing, por causa da migração das plataformas para nuvem.”

Faculdade de Análise e Desenvolvimento de Sistemas
rafaelasilva

Série de Webinars

Na última segunda feira, tivemos um webinar sobre Blockchain, com o nosso professor Gustavo de Miranda. Esse foi o primeiro de uma série de palestras