Inglaterra presta mais uma homenagem ao pai da computação!

A partir de 23 junho de 2021, a nota de 50 libras (£50) será estampada com uma foto de Alan Turing, cientista e matemático considerado o pai da computação. A data coincide com o aniversário de Turing. A cédula passará a ser feita de polímero, a fim de impedir a falsificação que acontecia com as notas de papel.

“Não é só uma celebração por seu gênio científico, que ajudou a encurtar a guerra e influenciar a tecnologia que usamos hoje. A nota também confirma o seu status como uma das figuras LGBTQ+ mais icônicas do mundo”, disse Jeremy Fleming, diretor de comunicações do governo britânico.

A inclusão é devido ao fato de que Turing era homossexual, o que o levou a ser julgado por “indecência repulsiva”. O perdão oficial da Coroa britânica foi expedido em 2013, pela rainha Elizabeth II.

Mas como retratado em O Jogo da Imitação, Alan Turing foi um dos responsáveis por ajudar a decifrar mensagens da Enigma durante a Segunda Guerra Mundial. Este feito deu base para os fundamentos da computação.

Só que a escolha do novo design vai além da homenagem. Com o lançamento da nota, o Bank of England pretende promover iniciativas para estimular as crianças nas áreas de matemática e ciência.

Confira a matéria na íntegra aqui.

Braslight
Andre Kischinevsky

Professor Nota 10!

Prof. Allan Bessa começou a vida montando computadores. Estudou em colégio técnico, fez cursos livres de programação e entrou na área. Nessa época, morava em Del Castilho