ESTI | Escola Superior da TI

ESCOLA SUPERIOR DA
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

INSTITUTO INFNET

Vida na escola

Juan Christian: do Infnet para Portugal

O Juan Christian mora em Portugal, mas lá em 2015 ele começou sua jornada aqui no Instituto Infnet, com o curso de Sistemas da Informação. Ele conheceu o Infnet por meio de recomendações de amigos.

“Escolhi a instituição pela qualidade de ensino e conteúdos relevantes, infraestrutura moderna e flexibilidade de horários.”

Em 2017, Juan teve sua primeira experiência profissional com um estágio na Vale, onde fez parte do Security Operation Center (SOC). Já em 2019, mesmo ano em que concluiu a graduação com um rendimento acadêmico excepcional de 98,3, ele trabalhou como consultor de segurança informática na EY, participando de diversos projetos na América, Europa e África.

Close up of a miniature passenger plane on a colorful map highlighting Lisbon, Portugal through selective focus, background blur

“Toda a minha experiência profissional foi na área de Segurança da Informação. O curso foi bastante completo e serviu como base para eu entrar nessa área”.

Em maio de 2020, Juan iniciou uma breve passagem na E-REDES, a principal empresa de distribuição de energia em Portugal, onde trabalhou como analista de segurança informática. Em outubro de 2020, se juntou à OutSystems, uma empresa líder no mercado de Low-code, onde trabalha como engenheiro de segurança informática.

“Durante esses anos realizei muitos cursos relacionados a segurança, programação, containers, nuvem etc., bem como diversas certificações como a Certified Ethical Hacker (CEH), Amazon Web Services Cloud Practitioner, Azure Security Engineer Associate, Azure Security Operations Analyst Associate, entre outras”.

Juan conta que o projeto mais interessante que realizou foi a criação de uma plataforma de Security Orchestration, Automation, and Response (SOAR) nativa em nuvem e de baixo custo como projeto final de Mestrado em Segurança Informática na Universidade de Lisboa, concluído este ano por ele.

“(O projeto) foi importante tanto a nível acadêmico quanto profissional, pois tive a oportunidade de trabalhar com diversas novas tecnologias e otimizar o tempo de resposta a incidentes de segurança na OutSystems”.

O projeto do Juan foi apresentado em uma conferência internacional em Taipei, Taiwan, publicado num jornal acadêmico de grande relevância da Springer, e foi mencionado no blog técnico de arquiteturas da AWS.

Sobre o Infnet, Juan conta que sempre teve uma experiência positiva com professores pontuais, pouca burocracia, ambiente confortável, biblioteca completa e com centro oficial para a realização de exames de certificação.

“O Infnet me proporcionou a realização das minhas duas primeiras certificações de TI enquanto eu era aluno: a Information Security Foundation based on ISO/IEC 27001 (ISFS) e a CompTIA Security+. Um fato curioso é que a Security+ não constava na lista de certificações oferecidas pelo Infnet na época, mas o Andre Kischinevsky fez acontecer”.

Juan dá destaque ao professor Adriano Saad, que lecionou a disciplina de segurança da informação, e as disciplinas de arquitetura de computadores, arquitetura de redes e segurança informática como suas favoritas.

Para os que estão começando, os conselhos do Juan são ter humildade e proatividade já que é uma área que exige um aprendizado constante.

“É fundamental reconhecer e admitir quando se desconhece algo, seja uma tecnologia, um framework ou um processo e ter a iniciativa de aprender sobre o assunto de forma independente”.