ESTI | Escola Superior da TI

ESCOLA SUPERIOR DA
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

INSTITUTO INFNET

Vida na escola

Linguagens de programação em alta

Seja para quem está iniciando a carreira ou para quem já está inserido na área, aprender uma nova linguagem de programação pode trazer muitos benefícios. Porém, com mais de 700 opções, não é fácil decidir em qual investir. 

As linguagens de programação mais usadas em 2022 foram Python, Java, JavaScript e C++.

Separamos uma lista com cinco linguagens de programação em alta, segundo plataformas de tecnologia, e que vão se manter em destaque no próximo ano.

Python

É uma linguagem de programação de alto nível utilizada em diferentes tipos de aplicações, desde o desenvolvimento web, passando pelo Machine Learning, até o desenvolvimento de jogos. Para quem está iniciando na área, é considerada uma linguagem de programação de fácil aprendizado por ter uma sintaxe simples. 

É uma linguagem forte no mercado atual e possui uma grande biblioteca padrão além de kits de ferramentas que podem ser integrados a outras linguagens.

Python ficou em primeiro lugar como a linguagem de programação mais popular em 2022, de acordo com o PYPL e o TIOBE, além de estar em primeiro entre as linguagens de programação que os profissionais ativos no mercado mais querem aprender.

 

Uso: Desenvolvimento web back-end, aplicações desktop, ciência de dados, automação, aplicações de deep learning e machine learning.

Prós: Código aberto, altamente escalável, compatível com Mac e Windows, várias opções de frameworks para interface gráfica e suporte de uma comunidade em constante crescimento.

Contras: Mais lenta por ser uma linguagem interpretada, consome muita memória e não é muito indicada para aplicações móveis.

JavaScript

Javascript, ou só JS, é uma linguagem leve, interpretada e baseada em objetos com funções de primeira classe, mais conhecida como uma linguagem de script para páginas  da Web. Também é muito utilizada em ambientes como node.js, Apache CouchDB e Adobe Acrobat.

É considerada uma linguagem de fácil aprendizado, mas também é poderosa, sendo amplamente usada na construção de páginas web e aplicativos para smartphones. Sua sintaxe é intencionalmente similar a do Java,.

Javascript é muito usada em conjunto com as linguagens de marcação HTML e CSS para a construção de sites e apps. A linguagem ficou em terceiro lugar como a mais popular de 2022 de acordo com o PYPL, e é a quarta linguagem de programação que os profissionais mais querem aprender. Entre os estudantes, fica em segundo lugar.

 

Pré-requisitos: domínio de HTML e CSS.

Uso: Desenvolvimento web front-end, desenvolvimento de jogos e aplicações web.

Prós: Código aberto, rápido e funciona bem com outras linguagens.

Contras: desempenho instável entre diferentes navegadores.

Java

É uma linguagem de programação amplamente usada para codificar aplicações Web. Ela tem sido uma escolha popular entre os desenvolvedores há mais de duas décadas, com milhões de aplicações Java em uso hoje. 

Java é uma linguagem multiplataforma, orientada a objetos e centrada em rede que pode ser usada como uma plataforma em si. É uma linguagem de programação rápida, segura e confiável para codificar tudo, desde aplicações móveis e software empresarial até aplicações de big data e tecnologias do servidor. Por ser uma linguagem de uso gratuito e versátil, ele cria software localizado e distribuído.

A linguagem ficou em segundo lugar no ranking das linguagens de programação mais populares de 2022 e é amada por 44,1% dos desenvolvedores no Stack Overflow. 

 

Uso: Desenvolvimento móvel, desenvolvimento de apps, aplicações desktop, aplicações web, desenvolvimento de jogos, machine learning e computação científica.

Prós: Altamente versátil, simples de aprender, escrever, compilar e debugar, várias APIs disponíveis para o desenvolvimento de aplicações, segurança aprimorada, compatível entre diferentes plataformas.

Contras: Tempo de execução lento, consome relativamente bastante memória.

C#

É uma linguagem de programação multiparadigma criada pela Microsoft, sendo a principal da plataforma .NET. Por ser uma linguagem que suporta, entre outros paradigmas, a orientação à objetos, ela trabalha com conceitos como encapsulamento, herança e polimorfismo.

C# pode ser utilizada para desenvolver para plataformas web, dispositivos móveis e aplicações desktop. Com a praticidade dessa linguagem, você pode desenvolver desde projetos mais simples até projetos complexos e multiplataforma.
A linguagem ficou em quarto lugar no ranking das linguagens de programação mais populares de 2022 e é amada por 59,7% dos desenvolvedores no Stack Overflow.

 

Pré-requisitos: Conhecimentos básicos em C e em linguagens de programação orientadas a objetos.

Uso: Aplicações web, aplicações móveis, desenvolvimento de jogos e desenvolvimento de softwares de realidade virtual, aplicações Linux e Mac.

Prós: Tempos de compilação e execução rápidos, mais segura do que C e C++, já que não utiliza ponteiros (pointers), ampla comunidade de desenvolvimento do framework .NET. 

Contras: Curva de aprendizado inicial mais difícil do que outras linguagens de programação, não se traduz bem entre plataformas, pois é dependente do ambiente .NET. 

PHP

É uma linguagem de programação utilizada para desenvolver sites dinâmicos, extensões de integração de aplicações e agilizar o desenvolvimento de sistemas.

O PHP é uma linguagem de script popular no back-end de websites.

Ficou em sexto lugar como a linguagem de programação mais usada de acordo com o PYPL e é amada por 37,3% dos desenvolvedores no Stack Overflow.

 

Pré-requisitos: Conhecimentos de HTML e CSS.

Uso: Desenvolvimento web

Prós: Código aberto, suporte da comunidade e muitos materiais de apoio.

Contras: Poucas ferramentas para a resolução de problemas.

Writing codes and typing data code technology, Programmer cooperating working on web site project in a software developing on desktop computer at company, Programming with HTML, PHP and javascript.

Kotlin

É uma linguagem que possui sintaxe simples e concisa, permitindo a criação de aplicativos web ou nativos. Seu código é aberto e suporta com facilidade as principais plataformas móveis do mercado, Android e IOS. 

Por ser uma linguagem mais nova, existe uma certa dificuldade do mercado de encontrar profissionais especializados na linguagem, o que também pode ser um incentivo para colocá-la na lista de aprendizado.

Kotlin ficou em décimo segundo entre as linguagens de programação mais populares, segundo o PYPL e é amada por 62,9% dos desenvolvedores no Stack Overflow.

 

Uso: Desenvolvimento de aplicativos.

Prós: Código aberto, muito demandada no mercado.

Contras: Comunidade menor de desenvolvedores.

Vale lembrar que as linguagens de marcação HTML e CSS também estão em destaque no mercado atual e são utilizadas em conjunto com algumas linguagens de programação, como Javascript.

E aí, já domina alguma dessas linguagens de programação?