ESTI | Escola Superior da TI

ESCOLA SUPERIOR DA
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

INSTITUTO INFNET

Vida na escola

Tetraplégico implanta chips de IA no cérebro e recupera movimentos

A inteligência artificial oferece avanços revolucionários em diversas áreas, sendo uma delas a da saúde. Um exemplo notável é a aplicação da inteligência artificial em combinação com implantes cerebrais.

Nos Estados Unidos, após um mergulho que resultou em uma lesão na coluna cervical, Keith Thomas ficou tetraplégico, incapaz de realizar qualquer movimento abaixo do pescoço. Sua qualidade de vida foi drasticamente reduzida, privando-o da independência e das atividades que antes eram consideradas naturais.

Keith-Thomas-31-07-23

Após anos de pesquisa e desenvolvimento, uma equipe de médicos e cientistas realizou uma cirurgia que implanta microchips diretamente no cérebro do paciente. Esses microchips foram projetados para se comunicar com os neurônios e criar uma interface entre o cérebro e a medula espinhal, que havia sido danificada pelo acidente.

A partir desses implantes, algoritmos de inteligência artificial foram desenvolvidos para interpretar os sinais cerebrais e traduzi-los em comandos que pudessem ser compreendidos pela medula espinhal.

Uma vez que os algoritmos de IA foram ativados e os sinais cerebrais começaram a ser interpretados, uma espécie de ponte virtual foi formada entre o cérebro e os membros paralisados. Essa ponte permitiu que as informações fluíssem novamente entre as áreas afetadas, resultando na restauração gradual dos movimentos e sensações.

Keith Thomas foi submetido a uma reabilitação intensiva e, após uma cirurgia de mais de 15 horas, já pôde sentir o toque de sua irmã. Em seguida, ele também recuperou movimentos e sensações nas mãos e sensibilidade nos braços e pulsos. Essa conquista reacendeu sua esperança de independência e de uma vida mais ativa.

A colaboração entre a medicina e a inteligência artificial abre novas portas para o tratamento de condições neurológicas debilitantes, e os especialistas envolvidos nesse projeto estão otimistas quanto às perspectivas de ajudar mais pessoas a recuperar a independência e a qualidade de vida por meio dessas inovações.

Faculdade de Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Andre Kischinevsky

Colocando o PBL em prática

Aprender fazendo é o que a instituição busca para os alunos ao implantar o PBL (Project/Problem/Portfolio Based Learning). O professor Cidcley Schmitt demonstra 100% de alinhamento à

Leia mais »
aulas EAD
rafaelasilva

Faculdade a distância vale a pena?

Muitas dúvidas surgem na hora de escolher qual graduação cursar, inclusive se graduação a distância seria um bom negócio. Neste post respondemos as principais perguntas e ainda demos algumas dicas para te ajudar a tomar a decisão mais acertada.

Leia mais »
eventos infnet
Andre Kischinevsky

Aprenda ainda mais com o Oracle

Quarta-feira que vem é o Oracle Academy Virtual Student Day, de 10:00-13:00. É grátis para alunos e professores, se você fizer a inscrição usando o

Leia mais »