Logo da Escola Superior da Tecnologia da Informação

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

INSTITUTO INFNET

Vida na escola

Temos um conteúdo novo no nosso canal do YouTube!

É a palestra de “Arquitetura Evolucionária”, com o Mateus Bertti. A apresentação foi exclusiva para os nossos alunos de Pós Graduação em Arquitetura de Software.

O conteúdo é muito importante para todos os desenvolvedores que ainda não vivem a cultura ágil e as práticas de DevOps, que se torna cada vez mais essencial no mercado.

Além disso, o Mateus falou sobre arquitetura de software e agilidade, tudo com exemplos reais e práticos do cotidiano de trabalho.

Mas o que é Arquitetura Evolucionária?

O nosso prof. Carlos Pivotto explica que é  uma arquitetura que preza por suportar mudanças incrementais sem interferir no funcionamento da aplicação.

A origem é da Arquitetura de Software, uma disciplina que nasceu da ideia da arquitetura convencional e  do urbanismo do ambiente físico, com base no fato de que o software precisava ser planejado antes de ser construído.

“Porém, com o progresso da Engenharia de Software, os novos meios de distribuição e sua integração cada vez maior aos negócios, a natureza do software se tornou muito mais mutável”, ressalta. “Por isso todas as escolhas e orquestrações das tecnologias envolvidas na construção de um sistema agora ganham um tom evolutivo.”