Bate-papo com o professor Eduardo Velho

O prof. Eduardo Velho trabalha como desenvolvedor web há 10 anos e atua como professor no Infnet desde o ano passado.

Ele conta que o interesse pela área de TI surgiu em razão de um defeito no Windows XP que veio instalado em seu primeiro computador e o impedia de abrir mais de três janelas ao mesmo tempo.

Imagina só, você abrir o MSN, Windows Media Player, janela pro Orkut no Internet Explorer 6 – lembrando que nessa época os navegadores ainda não tinham a “avançadíssima” tecnologia de abas -, daí quando tentava abrir o Nero pra gravar um DVD: erro!

Em razão dessa limitação, ele começou a investigar formas de contornar o erro através de fóruns e vídeos na internet, até que conseguiu resolver o problema.

“Quando consegui resolver o problema das janelas, já estava mais exigente, e já tinha começado com um hábito típico de desenvolvedor front-end: ‘legal esse tema do Windows XP, barrinha azul, botão verde, mas e se fosse um tema escuro? Será que dá pra modificar?’. Aí eu descobriria que dava para modificar e fazer muita coisa com o computador, e mais, que era MUITO divertido!”

Guiado pela curiosidade, o prof. Eduardo se aprofundou cada vez mais na área de TI, até entrar na graduação em Tecnologia em Sistemas para Internet.

“Toda a curiosidade se transformou em interesse pela ciência e pelo ensino. Assim, para além da experiência profissional – trabalhei em três startups importantes do Rio Grande do Sul, dentre outras empresas -, fiz mestrado e atualmente faço doutorado.”

O professor Eduardo começou no Instituto Infnet ministrando aulas na pós-graduação em desenvolvimento full stack, antes de assumir disciplinas do bloco Fundamentos do Desenvolvimento Web em graduações.

“Foi no Infnet que eu comecei a ministrar aulas no ensino superior, então sempre serei grato pela oportunidade. Chegar até aqui deu trabalho, mas considero que estou perto de onde gostaria de estar.”

Para finalizar, o professor deixa um conselho para aqueles que estão começando a jornada na área de TI:

“Esqueça um pouco o objetivo final e aproveite a jornada. Se você ficar pensando no tempo que precisa para se tornar um dev de elite, vai desistir antes de começar. Em vez disso, tente se divertir com os bugs, as descobertas e as pequenas conquistas. A gente precisa de experiência para melhorar, e logo as boas oportunidades começam a aparecer. No mais, é paciência e perseverança, e lidar com os “undefined is not a function” da carreira!”

Muito obrigada pelo depoimento e parabéns pela trajetória, professor Eduardo! 🙂

Braslight
Andre Kischinevsky

Professor Nota 10!