Nossas alunas no festival SESI de robótica

Entre os dias 3 a 5 de agosto aconteceu o Festival SESI de Robótica, na Marina da Glória, evento que reuniu cerca de 800 estudantes apaixonados por esse universo.

Nele, ocorreu um torneio dividido em três modalidades, envolvendo robôs de até 56kg e dois metros de altura, além de réplicas em miniatura de carros de Fórmula 1. Foram avaliados itens como a velocidade do carro e o desempenho dos robôs, que precisavam cumprir diversas atividades para somar o máximo de pontos nas partidas.

Nossas alunas no festival SESI de robótica

Os times também foram avaliados de acordo com os recursos que utilizaram para modelagem, construção e programação das máquinas. Projetos sociais para levar ciência e tecnologia à comunidade, gestão financeira e marketing das equipes, que funcionam como empresas, também foram critérios aplicados.

Cristina e Iasmim, nossas alunas da graduação em Engenharia da Computação, participaram do festival e contaram um pouco sobre o que acharam do evento.

“Uma fusão de grandes talentos, inovação e emoção que preencheu os circuitos deste épico evento de robótica!”

Nossas alunas no festival SESI de robótica junto com outras participantes

De acordo com o diretor de Operações do SESI, Paulo Mol, o evento é muito mais do que apenas um torneio.

“O que parece apenas uma competição com robôs ágeis e carros que atingem 80 km/h é, na verdade, uma fábrica de talentos. Com uma metodologia que aplica, na prática, conceitos de ciências, engenharia, tecnologia, design e matemática, o chamado STEAM, os alunos ganham conhecimento e habilidades técnicas e comportamentais que vão moldar os profissionais que eles serão no futuro”, disse o diretor.

Eventos como esse são uma excelente oportunidade de trocar experiência e habilidades, não é mesmo? Veja aqui o vídeo que publicamos em nossas redes mostrando um pouco do que aconteceu nesse festival.