ESTI | Escola Superior da TI

ESCOLA SUPERIOR DA
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

INSTITUTO INFNET

Vida na escola

Mercado de TI: habilidades e conhecimentos essenciais

 Apesar das recentes demissões em massa nas big techs como Meta, Amazon, Google e Microsoft, que atingiram globalmente milhares de profissionais em 2023, a última pesquisa da Brasscom aponta para um setor de tecnologia ainda aquecido no Brasil.

Segundo dados da pesquisa recente, o Brasil gerou 4.308 novas vagas de emprego na área de TI no início de 2023, mantendo uma tendência de crescimento estável nos últimos 13 meses.

A automação de processos e a integração da inteligência artificial também estão se tornando mais comuns nas operações de TI. Habilidades em aprendizado de máquina, processamento de linguagem natural e automação são cada vez mais relevantes.

person-front-computer-working-html

Giuliana Corbo, CEO da Nearsure, empresa dedicada a relacionar talentos de TI da América Latina com o mercado norte-americano, destaca o crescimento das oportunidades no Brasil: “O mercado de TI possui ampla demanda e alta exigência de qualificação profissional. O crescimento destas oportunidades mostram que o país é um dos locais com grande concentração de talentos para as mais diversas áreas da tecnologia. Inclusive, este é um dos motivos para investirmos cada vez mais no país e na América do Sul”.

A capacitação é fundamental para o profissional. Além das habilidades técnicas, como domínio de linguagens como Java, React, SQL, Angular, Python, C#, Javascript e .NET, a fluência em inglês e boas capacidades interpessoais são também altamente valorizadas, assim como os profissionais que entendem os princípios do DevOps.

Além disso, a computação em nuvem se tornou uma parte essencial das operações de muitas empresas. Profissionais de TI com experiência em plataformas de nuvem como Amazon Web Services (AWS), Microsoft Azure e Google Cloud Platform (GCP) estão em alta demanda.

A automação de processos e a integração da inteligência artificial também estão se tornando mais comuns nas operações de TI. Habilidades em aprendizado de máquina, processamento de linguagem natural e automação são cada vez mais relevantes.

Por fim, com o aumento das ameaças cibernéticas, a segurança da informação tornou-se uma prioridade para muitas organizações. Profissionais que entendem de segurança cibernética, testes de penetração e práticas de proteção de dados são valorizados.

Em um cenário tecnológico em rápida transformação, compreender as demandas do mercado de TI é fundamental para o sucesso profissional. Mantenha-se atualizado, esteja disposto a aprender e crescer, pois a jornada no mundo da tecnologia é uma busca constante pelo conhecimento e pela excelência.

Faculdade de Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Andre Kischinevsky

Colocando o PBL em prática

Aprender fazendo é o que a instituição busca para os alunos ao implantar o PBL (Project/Problem/Portfolio Based Learning). O professor Cidcley Schmitt demonstra 100% de alinhamento à

Leia mais »
eventos infnet
Andre Kischinevsky

Aprenda ainda mais com o Oracle

Quarta-feira que vem é o Oracle Academy Virtual Student Day, de 10:00-13:00. É grátis para alunos e professores, se você fizer a inscrição usando o

Leia mais »