ESTI | Escola Superior da TI

ESCOLA SUPERIOR DA
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

INSTITUTO INFNET

Vida na escola

10 tendências de tecnologia para os próximos cinco anos

Um levantamento realizado pelo Fórum Econômico Mundial (WEF) em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC) apresentou as dez principais tendências para os próximos cinco anos.

Segundo a pesquisa, que alcançou 803 empresas de 27 setores diferentes ao redor do mundo, os avanços tecnológicos serão responsáveis por modificar 23% das ocupações até 2027.

Conheça as tendências:

10 tendências de tecnologia para os próximos cinco anos

1. Aplicativos e plataformas digitais

Eles serão implementados em cerca de 88% das empresas. 

2. Tecnologias educacionais e de desenvolvimento da força de trabalho

Elas estão na mira de 81% das empresas que responderam à pesquisa. Não se limitar ao aprendizado em ambientes formais é uma das habilidades profissionais que mais devem ser exigidas nos próximos anos.

3. Blockchain

É uma tecnologia de registro de dados segura e transparente, que continuará sendo muito usada para criar novas aplicações financeiras, como criptomoedas e contratos inteligentes.

4. IoT e aparelhos conectados

É uma área que terá crescimento de demanda por especialistas. A possibilidade de integração com outras áreas, como ciência dos dados e inteligência artificial, potencializa a demanda.

5. Computação em nuvem

Essa tendência também terá um crescimento da oferta de vagas. Com a hospedagem de servidores e softwares conectados à web os sistemas serão cada vez mais acessíveis.

6. Segurança cibernética

A segurança cibernética se destaca com a profissão de Analista de Segurança da Informação ocupando o quarto lugar das profissões com maior crescimento no número de vagas.

7. Comércio eletrônico

O e-commerce continuará sendo adotado por cada vez mais empresas, afinal, traz muitas facilidades aos consumidores.

8. Big Data

Trata-se do uso de grandes ou complexos volumes de dados. Seu smartphone, websites, aplicativos, máquinas e carros estão coletando dados a todo momento, e as empresas precisam tomar decisões baseadas nesses dados.

9. Tecnologias de gestão ambiental

A expectativa é que vagas para especialistas em sustentabilidade devem crescer em torno de 33%.

10. Tecnologia de mitigação das mudanças climáticas

A expectativa é que a transição energética impulsione a geração de novos empregos nessa área.

O que achou das previsões? Se você gosta da área da tecnologia, te convidamos a aprofundar seus conhecimentos e se tornar um especialista em TI. Em nossa graduação em Tecnologia da Informação, você aprende uma gama de assuntos referentes aos diversos campos de atuação dentro da tecnologia da informação, tendo como foco as principais áreas: infraestrutura, programação e dados.

dicas
Andre Kischinevsky

Você se importa com o QI?

Quem acha que não consegue emprego porque falta QI – “Quem Indica”, na linguagem popular – está se iludindo. É confortável consolar-se no imaginário brasileiro

Leia mais »