Transição de carreira: de cabeleireira para UX Designer

A transição de carreira para a área de tecnologia tornou-se comum nos últimos anos. Muita gente tem repensado sua posição no mercado de trabalho e decidido recomeçar os estudos.

Um exemplo de transição de carreira bem sucedida é o da Aline Silveira de Souza, aluna de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, que começou sua história por aqui durante a pandemia. Aline trabalhava como cabeleireira há mais de 10 anos, até que no início de 2021 decidiu fazer a transição para a área de software.

Já no segundo mês do curso a aluna conseguiu sua primeira vaga de estágio em uma aceleradora mantida pela Thoughtworks, Sicredi e O Globo.

Aline Silveira de Souza

“Neste estágio somos “apresentados” a várias áreas da TI, desde programação até criação de produtos digitais. (…) somos incentivados a buscar outros estágios para abrir a vaga para novos participantes, mas como me destaquei na parte de liderança, tive o contrato renovado e recebi o convite inédito para assumir uma posição de PO, (…) eu pude aprimorar ainda mais meus conhecimentos na área de produto, liderança e comunicação.”

Além dessa experiência, o estágio também forneceu uma mentora que a acompanha até hoje de forma voluntária e que ajudou Aline a atualizar seu LinkedIn e conseguir uma vaga na HP, onde ela pode ter um contato ainda maior com programação.

Nesse momento, a estudante percebeu que se interessava mais por prototipação.

“(…) passei pelo bloco front-end enquanto estagiava na HP, quando conheci o professor Cidcley ao qual eu nutro um carinho imenso, pois ele trouxe muito aprendizado sobre metodologia ágil, compartilhou vivências e me permitiu compartilhar as minhas, era simplesmente maravilhoso ter aulas com ele, e quando chegamos na disciplina de Interação Humano-Computador eu me apaixonei ainda mais por produto e prototipação, aprendendo mais do processo de UX com o prof. Cidão.”

Administradora do Discord da classe e sempre ativa ajudando os colegas, Aline foi recomendada pelos colegas para apresentar aulas sobre Figma. Durante o bloco de IHC que ela começou a construir seu portfólio.

Um colega de Aline viu o trabalho e a indicou para sua empresa. Aline conseguiu uma entrevista e apresentou seu protótipo, já em fase avançada, com os feedbacks do professor implementados. Assim, conseguiu sua primeira oportunidade para atuar como UX Designer.

Para quem está começando, Aline indica muita dedicação aos estudos, construção de um bom networking e um portfólio e a busca por feedbacks de profissionais e professores.

Atualmente, Aline está trabalhando na empresa DB Server home-office, o que permite que ela tenha mais tempo com seus três filhos e sua poodle em Porto Alegre, onde mora.

Se interessou pelo trabalho da Aline? Dá uma olhada no portfólio dela clicando aqui!