Veja as vantagens do open source

Open source ou não? O que é melhor?

Cada programador tem a sua preferência de ambiente para desenvolver, mas de acordo com pesquisas da Red Hat, vale a pena dar uma olhada em opções open source.

Antes de mais nada, open source é um código projetado para ser acessado, visto, modificado e distribuído por qualquer usuário. Um grande exemplo é o Linux, que é construído pela comunidade e assim nascem novas versões do sistema operacional.

Por mais que a Red Hat seja parcial, pois é um dos líderes no fornecimento de soluções de software open source, a pesquisa traz informações interessantes para um panorama das carreiras em TI, como o trecho a seguir:

“A maioria [dos líderes de TI] (54%) agora diz que a transformação digital é um uso importante do open source empresarial. Categorias que estão fortemente relacionadas, como desenvolvimento de aplicações e DevOps agora tiveram performances similares.”

Outros pontos positivos para o uso de códigos abertos, listados pela empresa, são: a possibilidade de revisão colaborativa, transparência de processos, confiabilidade devido a vários testes, flexibilidade para adequar às suas demandas, custo reduzido e não ter a dependência de um fornecedor de software fechado.

E aí, devs? Em qual ambiente vocês preferem trabalhar e por quê?